quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Projeto dá nome de Nilo Peçanha a BR 101 no Estado

Trecho da BR-101 no Rio de Janeiro deverá se chamar
Presidente Nilo Peçanha, em homenagem ao campista que foi presidente
(Foto: Arquivo)
Trecho da BR-101 no Rio de Janeiro deverá se chamar Presidente Nilo Peçanha, em homenagem ao campista que foi presidente (Foto: Arquivo)
A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei (PL) 2.937/15 que denomina todo o trecho da BR-101, localizado no Estado Rio de Janeiro, de Presidente Nilo Peçanha. O PL 2.937/15 foi apresentado pelo deputado Paulo Feijó (PR). Peçanha foi presidente da República nos anos de 1909 e 1910.
Nascido em Campos dos Goytacazes em 2 de outubro de 1867, Nilo Procópio Peçanha estudou direito nas Faculdades de São Paulo e Pernambuco, participou de movimentos abolicionistas e republicanos e, em 1890, foi eleito deputado constituinte. Em 1.903, Peçanha foi eleito presidente do Estado do Rio de Janeiro.
A deputada Clarissa Garotinho destacou que
Campos "produziu grandes quadros políticos" (Facebook)
Já em 1906 foi eleito vice-presidente da República. “Campos produziu quadros políticos progressistas para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Elegeu outros dois governadores, Garotinho e Rosinha. A homenagem a Nilo Peçanha é mais do que justa, tendo em vista tudo o que realizou em seu curto período a frente da Presidência da República e em toda sua vida política”, afirmou Clarissa Garotinho (PR), autora do relatório favorável a proposição.
Nilo Peçanha assumiu a Presidência depois da morte do presidente Afonso Penna. No período, enfrentou disputas políticas entre São Paulo e Minas Gerais, restaurou o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e criou o Serviço de Proteção ao Índio, dirigido por Cândido Rondon.
Em 1.924, Peçanha morreu aos 56 anos de idade, depois de ter sido derrotado nas eleições presidenciais de 1.921. O projeto de lei (PL) 2.937/15 segue para as Comissões e Cultura e de Constituição e Justiça.
Fonte: Jornal O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário